AGRICULTURA CRESCE 7,4 POR CENTO ACIMA DO ESTABELECIDO NO PLANO ECONÓMICO E SOCIAL

A informação foi dada a conhecer através do documento que versa sobre o Balanço da Campanha Agrária 2021-22 do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural.

De acordo com o documento, na Campanha Agrária 2021-22, o sector da agricultura registou um crescimento de 7,4% (Base Estatística 2019) contra 4,7% previstos no Plano Económico Social 2022. Igualmente, avança que este crescimento foi condicionado pelas condições meteorológicas favoráveis pela política de intensificação e aumento das áreas de produção geradas no âmbito do SUSTENTA que garantiu o aumento de número de produtores, incremento do investimento privado na agricultura comercial e aumento de número de produtores com assistência pública.

Segundo o instrumento, esta subida poderá contribuir para um crescimento de cerca de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) pelo facto de, na Balança Comercial Agrícola o valor das exportações agrícolas ter registado, no período de Janeiro a Setembro de 2022, um crescimento de 24,4% quando comparado com o igual período de 2021.

De referir que, o incremento nas exportações foi de USD 113 milhões, tendo contribuído para redução do défice em cerca de USD 13 milhões. A subida nas exportações foi impulsionada pelas oleaginosas com crescimento em 83%, onde o amendoim passou de USD 1.2 milhões em 2021 para USD 39,5 milhões em 2022; bem como pelas amêndoas que cresceram 95% com destaque para macadâmia que contribuiu com USD 11 milhões, passando a figurar na lista de culturas de exportações; e leguminosas que revelarem um crescimento de 12%, onde o feijão boer contribuiu com USD 71.7 milhões.

Artigos relacionados